Junta quer, em Lufrei, Centro de Dia para idosos

Corria o ano de 2007, quando a Junta de Freguesia de Lufrei criou o Centro de Convívio para idosos, com o objetivo de juntar os seniores da terra, promovendo a interação entre pares, a troca de experiências, a valorização dos seus saberes e, de algum modo, contribuir para um envelhecimento mais feliz, ativo e saudável.

Sendo, então, uma novidade na freguesia, e tendo começado a funcionar num espaço do edifício da autarquia, foram, numa primeira fase, cinco os idosos aderentes. Não tardou, porém, que o número, embora oscilante, crescesse até à dezena e meia de utentes, que, a partir de 2013, passaram a ser recebidos nas instalações do antigo jardim Infantil, que ficaram disponíveis com a abertura do Centro Escolar Ilídio Sardoeira.

A pandemia viria a “encerrar” o Centro de Dia de Lufrei, mas, quando voltaram a estar reunidas as condições para o seu funcionamento sem risco para os utentes, as portas do antigo jardim de infância voltaram a abrir-se para receber os idosos da freguesia três tardes por semana: às segundas, quartas e sextas-feiras.

São várias as atividades desenvolvidas

Hoje, são duas as dezenas de seniores que frequentam o Centro de Dia de Lufrei. A Junta de Freguesia assegura o transporte, de e para as suas residências, oferece o lanche e proporciona um conjunto de atividades, que vão da manutenção física (ginástica, recorte, pintura e colagem…) às recreativas (jogos tradicionais, trabalhos com flores, passeios, viagens e visitas) aos jogos terapêuticos e cognitivos (sueca, dominó e outros) ou musico-terapia, mas também o uso de novas tecnologias da comunicação.

Num outro plano, são desenvolvidas atividades centradas na cultura e nas tradições e celebrações locais, como as festas e romarias, o cantar das Janeiras ou o celebrar do Carnaval, para além da evocação de festas do calendário religioso, como a Páscoa ou o Natal. E o Centro de Convívio de Lufrei tem já, também, o seu grupo de teatro, o que levou os seniores que o frequentam a passarem de espectadores a atores!

Evolução para Centro de Dia

É no antigo edifício do jardim de infância que funcionará o Centro de Dia

As atividades desenvolvidas no Centro de Convívio de Lufrei são enquadradas por uma técnica do CLAP (Centro Local de Animação e Promoção Rural), com quem a Junta de Freguesia estabeleceu um protocolo para o efeito.

A colaboração entre a autarquia e aquela IPSS é avaliada positivamente e deverá vir a ser alargada. O intuito é que, com a ajuda do CLAP, venha a ser criado, a curto prazo, o Centro de Dia de Lufrei, com funcionamento diário, disponibilizando serviço de transporte e refeições.

A este desejo não é alheio o facto de haver instalações disponíveis (o edifício do antigo jardim infantil), que, para além de sala de atividades, dispõe de refeitório e cozinha equipada. O edifício – que possui, também, amplos espaços exteriores -, é acessível, dispõe de climatização, tem uma arquitetura “amigável”, que permite a existência de muita luz, e, em termos de espaços interiores, tem ainda uma sala dotada com equipamento multimédia, que permite a projeção de filmes e vídeos ou a utilização de webcams para comunicação à distância, por exemplo com familiares dos idosos.

A cumprirem-se os objetivos da Junta de Freguesia, os idosos de Lufrei terão, até ao final de 2025, o seu Centro de Dia.